A MINHA INDIGNAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Como muitas de vós sabem eu sou funcionária pública. Trabalho para o Estado Português desde o inicio de 86 o que perfaz agora em 2010, 24 anos de trabalho ininterrupto.
Quando iniciei a minha vida na Função Pública foi na categoria mais baixa e depois fui concorrendo chegando depois de muita luta, a categoria de administrativa que actualmente se chama Assistente Técnico.
Nestes anos de muito trabalho e dedicação sempre procurei fazer o melhor, dedicando-me de corpo e alma e agora sou confrontada com mais um dissabor entre muitos outros provocados pela nova Legislação.
Estou a trabalhar num organismo que pertence ao Ministério do Ambiente e decidi que depois de me encontrar há tantos anos a trabalhar como administrativa tinha chegado a altura de fazer outros trabalhos que exigissem de mim, uma outra forma de estar e de trabalhar porque a burocracia é e pesada, estou cansada dela e gostava de fazer algo diferente, pelo que decidi concorrer ao concurso aberto pelo Governo Civil de Lisboa para uma Loja do Cidadão com 12 vagas. Fui sujeita a testes psicotécnicos e escritos, todos eles de carácter eliminatório. Fiquei classificada na 6 ª posição. Depois de concluído o processo de selecção fui chamada ao Governo Civil para uma negociação ao abrigo da "famosa" Lei n º 12-A e onde se iria negociar o vencimento.
Qual foi o meu espanto que actualmente me encontro Na posição remuneratória 6 ª e foi-me proposto uma 4 ª posição remuneratória. Ninguém gosta de mudar organismo e de ver diminuído o seu vencimento de 103,00 €. Não estava à espera que me propor Fossem um grande aumento de salário face à conjectura actual mas que pelo menos me mantivessem o vencimento real, nunca me baixando o salário, sem razão que o justificasse.
Quero compartilhar com todos esta desagradável situação com que fui confrontada.
Maria Cristina Lacerda

15 comentários:

Isabel disse...

Olá :)

Esta mensagem traz 1 prenda: 1 caixinha de paz cheia de alegria, embrulhada em carinho, selada com 1 sorriso e enviada com 1 forte desejo de FELIZ NATAL E ANO DE 2010!!!!

Bjs :)

Noelia disse...

Oi Cris! Não posso lhe ajudar, mas venho para brinda-lhe meu apoio virtual.
Força amiga! :-)

Um abraço bem forte!!!

☼ Carolina ☼ disse...

Vengo a desearte:
___________________FELIZ
___________________FELIZ
___________________FELIZ
__________________FELIZ AN
_________________FELIZ ANO
________________FELIZ ANO 20
_______________FELIZ ANO 2010
_____FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010FELIZ A
FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010F
__FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2
____FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010FELIZ AN
______FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010FELI
________FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2010
_________FELIZ ANO 2010FELIZ ANO 2
___________FELIZ ANO 2010FELIZ AN
___________FELIZ ANO 2010FELIZ AN
__________FELIZ ANO 2010FELIZ ANO
__________FELIZ ANO 2010FELIZ ANO
__________FELIZ ANO 2010FELIZ ANO
_________FELIZ ANO 2____FELIZ ANO 2
_________FELIZ AN__________FELIZ AN
_________FELIZ________________FELIZ
________FE________________________FELIZ

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Eu subscrevo!
Tb sou funcionária Pública... dedicada!
Está muita coisa mal nesta República das Bananas!
E ter um bode espiatório é tipica/te Português!
Os salários médio dos que dão a cara ronda p/ aí os 600€ na melhor das hipoteses... existem salários na Função Pública (Administração Local) abaixo do minimo nacional (o antigo indice 100 é a prova disso)... mas e as chefias? alguém se deu ao trabalho de ver a média deles? (ñ misturar todos os valores... assim fica fácil)... ronda os 1500€ sentadinhos e a mandar bitaites de coisas que nem fazem a minima ideia... como dizia o "outro" e esta hem?
Bjocas e que o ano de 2010 seja melhor... dizem que a Fé é a última a morrer...

Adelaide Mesquita disse...

Olá Cris!
Na minha opinião tem toda a razão para estar indignada.
Não percebo porque é que o estado obriga as empresas a cumprir as regras e depois ele não as cumpre.Onde é que já se viu negociar um ordenado.
Há um contrato e conforme a função da pessoa é paga de acordo com a tabela. Se está no 6º escalão o mais que podiam era não aumentar o ordenado, agora diminuir...Devem ser doidos!
Por estas e por outras é que o nosso País está como está. Anda uns a ver quem come mais impunemente e o resto que se lixe.
Beijinhos e tem que resolver da melhor maneira para si.

Savi disse...

Amiga Cristina
estou contigo neste manifesto de indignação,é sempre assim quem se lixa é o mexilhão.Não, não amiga os governantes os administradores das empresas públicas,mais os secretários não vão ver os salários descer e perder as regalias,antes pelo contrário vão ser aumentados,mas os reformados,e os mexilhões deste País e que tem que apertar o cinto.
Porque para grandes máquinas,super ajudas de custo,grandes viagens e comezainas o orçamento tem sempre dinheiro.Por isso minha amiga pensa bem porque 103 Euros em cada mês é muito dinheiro para quem recebe pouco.....Mas que grande prenda tu tiveste do teu patrão!!!!
Beijinhos e procura acalmar pois quem sofre és tu,no que puder tens todo o meu apoio.
Savi

Nanuni Kokoritu disse...

Concorco com você!
Espero que em 2010 melhor um pouco...

Maria Tavares disse...

Olá Cris
E como é que fica? Não podes fazer nada?
Por acaso fizeste uma coisa que me anda a apetecer fazer cada vez mais que é "pôr a boca no trombone" apetece-me tanto que às vezes penso em fazer um blog só para isso, porque se eu te contasse.... Mas pronto, deixa lá isso que vem aí um ano novinho em folha (como dizia a Mafalda) vamos ver se conseguimos não o estragar.
Bom 2010 e que traga a quem nos (des)governa algum bom senso!

Beijinhos
Maria Tavares

Unknown disse...

Olá Cris!
Realmente este jardim à beira mar plantado está uma República de Pêra Rocha (sem desprimor para o fruto, que por sinal, adoro!)
E não podes fazer nada? Olha, com o meu feitio ( bem nortenho, percebes? coração na boca:-)) ainda tinha esbofeteado o "negociador"!
Que 2010 te traga tudo de bom e a possibilidade de dares com uma luvinha a bofetada que algumas pessoas na Administração Pública merecem.

Um beijinho muito grande e um obrigada pelos guardanapos! Viste a transf, não viste?

AnaIsa

Paula disse...

Os amigos são como os radares de trânsito, mesmo que você não os veja, sempre estão aí. Feliz Ano Novo!
Jokinhas :)


P.S. Também eu sou funcionária pública e também eu sinto na pele, ke nós funcionários públicos somos uma raça a abater por este nosso muito krido governo...não entendo esta caça ao funcionário público????

Silvina Vilela disse...

OLá
Também eu entrei para o Estado em 1988 e por sinal também para um Organisdo do Ministério do Ambiente, e aprendi ao longo de estes tempo que atrás de mim virá quem de bom mim fará", ou seja não vale a pena procurar nada na Função Pública seja ela onde for porque ela está todo igual ou seja "moribunda".
Bom Ano.
Silvina Vilea

Jacinta disse...

Esta nossa amiga, com o seu testemunho, está a ensinar muita gente que pensa que a vida dos «funcionários» públicos é cheia de regalias.
Mas os vosso comentários são iguais aos que se ouvem todos os dias entre os trabalhadores da função pública, expropriados de todos os seus direitos, mas que não ajudam muito.
Afinal os desabafos não alteram nem ajudam nada, só dão pena.
Eu não quero que a moral dos/as minhas colegas se vá abaixo, que tenham pena de si próprias. É preciso que tomem consciência na vossa/nossa força se unidos/as lutarmos contra estas situações.
Deixem o comodismo dos vossos blogs, juntem-se aos sindicatos e lutem por tudo a que têm direito.
"Força na maionese" e comecem o novo ano com o pé esquerdo, já que com o direto a coisa só tem piorado.
"Façam o favor de ser felizes"

Pipocas & Azeitonas disse...

Amiguinha
Como entendo a tua frustração. Tão preocupada com o concurso e agora levas essa baldada por ti abaixo.
Pena é que já não se dê valor à expressão "a união faz a força". Agora é a máxima "cada um por si, e os outros que se lixem", não é?
As pessoas agora têm medo de falar? De defender os seus direitos? Se ninguém aceitasse o lugar, outro galo cantaria...
Bem, quero deixar-te um brinde para a despedida de 2009 que foi tão mau e desejar um 2010 cheio de coisas boas e surpresas agradáveis.
Uma beijokinha enorme
Manela

meugenia disse...

Te deseo para ti y tu familia, toda la felicidad del mundo, que todos tus deseos se cumplan.
Miles de besoss

Cristina disse...

Oi..é mesmo para ficares indignada.
Mas não dá para voltares atrás?